Fazer faxina não é uma tarefa fácil, certo? E é por isso mesmo, que a gente sempre traz dicas valiosas aqui no blog!

Hoje vamos mostrar 10 usos do bicarbonato de sódio (esse mesmo que você achou que só tinha utilidade na cozinha) para limpar a casa.

As dicas são simples, mas vão te ajudar a limpar tudo mais rápido, e o melhor, sem tanto esfrega esfrega!

 

1- Desentupir a pia

Não precisa mais ficar gastando os olhos da cara com produtos mirabolantes. Você só precisa de bicarbonato de sódio e água quente. Jogue o pó diretamente no ralo, e em seguida derrame água quente até que o bicarbonato escorra completamente. Vale repetir a operação de vez em quando, só pra garantir!

 

2- Lavar a roupa

Sabe aquela roupa que parece que não adianta lavar, porque sempre tem um cheirinho de suor? Para acabar de vez com isso misture um pouco de bicarbonato de sódio com água (até formar uma pasta) e aplique nas áreas da roupa que mais tem cheiro. Deixe assim por alguns minutos e depois lave normalmente. Só lembre de testar antes se você for fazer isso em roupas coloridas, porque alguns tecidos podem manchar.

 

3- Limpar objetos de inox

Sabe aquela peça de inox bonita que você tem em casa, mas não usa porque tem alguma mancha? Depois dessa dica você vai usar! Dissolva uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em 1 litro de água. Deixe os objetos de molho nessa mistura por pelo menos meia hora, depois enxágue seque bem com um pano limpo.

 

4- Limpar forno/fogão

Para limpar a superfície de inox do fogão e do forninho, é só usar uma esponja embebida em água com bicarbonato. Deixe agindo por uns 30 minutos, depois com uma esponja limpa, é só remover o produto.

 

05- Limpar rejuntes

Os rejuntes da sua casa já estão meio escurinhos, e você não consegue limpar? Muito simples! Misture o bicarbonato com água oxigenada e limpe a sujeira com uma escova!

 

06- Tirar cheiro ruim de armários e geladeira

Coloque um potinho aberto com um pouco de bicarbonato, mais ou menos uma xícara de café pequena, dentro da geladeira/armário. Troque o potinho a cada 3 meses.

 

07- Eliminar o chulé

Assim que você chegar em casa e tirar o calçado, coloque um pouco de bicarbonato dentro dele e deixe assim durante a noite toda. De manhã retire o que sobrou do pó e limpe o calçado com um pano seco.

 

08- Branquear panos de limpeza

Para deixar os panos de chão parecendo novinhos, basta colocá-los de molho numa mistura de bicarbonato e água durante a noite. Na manhã seguinte é só lavar normalmente.

 

09- Limpar panelas queimadas

Fez aquela lasanha caprichada, mas queimou a assadeira? Limpe com bicarbonato! Se a mancha não for muito profunda é só usar uma esponja úmida com bicarbonato e detergente. Mas, se não sair desse jeito, deixe a panela de molho numa mistura de água quente e bicarbonato por uns 10 minutos, depois disso lave novamente.

 

10- Limpar o banheiro

A parte mais assustadora da faxina, limpar o banheiro! O bicarbonato pode ajudar a deixar essa parte um pouco menos assustadora. Faça uma mistura com 3 colheres de sopa de bicarbonato, 1 colher de sopa de vinagre e o suco de 1 limão. Com essa solução você pode limpar o vaso, a pia, o box e até o os rejuntes mais sujinhos.

 

E aí,  gostou das dicas? Conhece mais alguma que a gente deixou de fora aqui? É só deixar aqui nos comentários!