alimentos congelados

5 Truques para Congelar Alimentos

Congelar alimentos, uma coisa que a gente faz todo dia, no automático já. Mas, será que a gente faz da maneira correta? Pois é, tem jeito certo sim, afinal, uma vez congelados, os alimentos já perdem um pouco das suas propriedade. Mas, com esses truques que vamos te mostrar hoje, você vai virar mestre na arte do congelamento!

 

O tipo de embalagem

Essa regra vale para qualquer tipo de alimento que for levado ao freezer. A embalagem que você for usar, deve ser do tamanho exato, ou pelo menos aproximado, da quantidade de comida que você vai guardar nesse recipiente. Isso porque, quanto menos ar dentro da embalagem, mais difícil para as bactérias se proliferarem. Sempre que puder, use saquinhos próprios para congelamento, com fechamento hermético. Ou, se for usar os saquinhos normais, tire o máximo do ar que conseguir.

 

Descongele somente na geladeira

Em geral, a gente tira o alimento do freezer, e coloca em um recipiente coberto em cima da pia, certo? Mas, isso está errado, e bem errado. Quando for descongelar alguma comida, deixe ela dentro da geladeira. O processo é mais lento? Sim. Mas também mais seguro, uma vez que as bactérias não vão se proliferar, e ao descongelar na geladeira, você ajuda a manter as propriedades nutricionais do alimento.

 

Descongele somente uma vez

Isso mesmo, uma vez que o alimento foi descongelado, ele não deve voltar para o freezer. Porque? Porque o alimento já foi exposto, e ao ser congelado novamente a quantidade de bactérias aumenta, o que pode acabar causando uma intoxicação quando você o descongelar novamente. O correto, é congelar separadamente e em quantidades pequenas, que atendam ao número de pessoas na sua casa, assim você descongela só o que precisa, e não prejudica o resto da comida no freezer.

 

Use etiqueta com datas de validade

Parece frescura, mas não é. Afinal, mesmo congelados os alimentos não duram para sempre. A etiqueta vai ajudar você a se organizar, e deixar os alimentos com data de vencimento mais curta na frente do congelador, assim você usa eles mais depressa.

 

Utilize a técnica do branqueamento

Para congelar vegetais, o ideal é que eles passem pelo processo de branqueamento, mas o que é isso? Nessa técnica, os vegetais devem ser escaldados em água fervente, e em seguida resfriados num recipiente com água e gelo. E antes de colocar no freezer, é preciso retirar o máximo de água possível. Esse processo ajuda a manter os nutrientes do vegetais.



libero venenatis, sed sem, ut leo fringilla mattis