O mofo nada mais é que um fungo que se propaga em ambientes fechados, com falta de iluminação, ventilação ou excesso de umidade. Além de ser prejudicial para a saúde, o mofo causa mau cheiro nos locais. Leia a seguir algumas dicas de Como evitar o cheiro de mofo.

 

1 – Identifique a causa

Verifique seu ambiente, como citamos anteriormente, a falta de ventilação e iluminação são um dos maiores causadores do mofo.
Por isso, atente-se em deixar o ambiente aberto em algum momento do dia. Caso seja excesso de umidade, um desumidificador pode ajudar a retirar o excesso de água do ar.

 

 

2 – Evite tapetes e cortinas pesadas

Esses itens, quando muito grossos, podem contribuir para a propagação do mofo, acumulando umidade e sujeira.
Nossa sugestão é optar por itens com materiais leves e que possibilitem a limpeza de forma simples e prática.

 

 

3 – Use tinta antimofo

Uma solução simples e barata é utilizar tinta antimofo. Apesar de não ser tão popular, há muitas opções disponíveis no mercado.
Seu uso é indicado principalmente em cozinhas ou banheiros.

 

 

4 – Opte por soluções caseiras

Vinagre branco, bicarbonato de sódio e óleo essencial de lavanda são algumas opções que podem servir como desodorizador natural e contribuem para a limpeza do ambiente. Atente-se ao tempo de ação e forma indicada para utilizar os produtos corretamente.

 

 

Adotar medidas preventivas é uma boa opção para evitar que o mofo volte a surgir. Esperamos que com as dicas apresentadas aqui, você consiga manter seus ambientes livres do cheiro de mofo, proporcionando mais saúde para você e sua família.