faxina

Faxina de final de ano – 10 dicas pra você!

Novembro já chegou de novo, e está na hora de fazer a famigerada faxina de final de ano. Para muitas pessoas, essa faxina de final de ano é um pesadelo, mas estamos aqui pra te ajudar a curtir esse momento. Afinal de contas, é sua casa, e nada melhor do que morar em um lugar limpinho e aconchegante né?

Fizemos uma lista com 10 dicas pra você caprichar na faxina de final de ano:

Dica 01

Primeiramente, separe a casa por cômodos: você não vai conseguir fazer a faxina de final de ano toda em um dia só. Então, limpe um ou dois cômodos por dia, mas não tenha pressa. Lembre-se que a faxina de final de ano é mais do que uma simples faxina, é um momento de desapego e renovação.

Dica 02

Alegre o natal de alguém: sabe aquelas roupas, ou utensílios domésticos que você não usou durante o ano todo? Será que você precisa mesmo disso? Coisas que não servem mais para você, podem ser exatamente o que outras pessoas estão precisando. Até mesmo brinquedos que seus filhos não usam mais podem ser doados.

Dica 03

Comece de cima: essa dica vale para todas as faxinas durante o ano, sempre comece por cima. Limpe o teto, ventiladores, ar-condicionado, paredes, e por último, bem por último mesmo, limpe o chão. Sabe porque? Toda a sujeira dos móveis tem que cair em algum lugar, não é mesmo? Se você estiver limpando o quarto, tire tudo de dentro dos móveis, limpe, guarde tudo de volta. Quando não sobrar mas nenhum cantinho pra limpar, você pode finalmente passar aspirador e pano no chão.

Dica 04

Distribua as tarefas: faxina de final de ano é tarefa para todos os membros da família. As crianças podem ficar com as tarefas mais simples, como organizar os brinquedos e separar alguns para doar. O maridão fica com a função dos reparos que precisam ser feitos, como trocar uma lâmpada, pintar uma parede que esteja descascando e coisas assim.

Dica 05

Não esqueça dos detalhes: sabe aqueles cantinhos que a gente nunca limpa durante o ano, porque são mais difíceis de alcançar? Pois é, chegou a hora. Arraste os móveis, suba na escada, tire a geladeira do lugar, puxe o guardarroupa pra frente, etc.

Dica 06

Aproveite para organizar os papéis: se você também é daquelas pessoas que tem uma gaveta de papéis e documentos, saiba que ela também entra na rota da faxina. Separe o que é importante, e papéis que você sabe que ainda vai precisar, o resto vai tudo fora.

Dica 07

Aproveite o sol: lave tudo o que você puder. Cobertores, capas de almofadas, tapetes, colcha da cama, etc. Já aproveite e faça uma conferência nos travesseiros, é importante trocá-los, afinal eles acumulam germes e bactérias.

Dica 08

Faça uma seleção das toalhas: as vezes a gente acaba acumulando muitas toalhas de banho e rosto. Selecione as toalhas que ainda estão em condições de uso. As demais você pode usar como pano de chão.

Dica 09

Verifique o prazo de validade: jogue fora produtos que já passaram da validade, como cosméticos, maquiagem, remédios e até mesmo alimentos.

Dica 10

Por último, mas não menos importante, as áreas externas: a gente fala tanto sobre limpar dentro de casa, que esquece do quintal. Seu jardim também merece uma renovação. Compre terra, vasos e flores novas, deixe tudo bonito de novo.

A faxina vai ser cansativa, mas vale a pena. Porque nesse processo, não é só a casa que a gente arruma, a gente organiza a vida né? É um sentimento de renovação, dizendo que estamos prontas para o começo do novo ano!



efficitur. Phasellus elit. Aliquam sem, ipsum nec lectus Praesent ut ut