Os tapetes são peças decorativas e funcionais. Eles demarcam espaços, dividem ambientes e criam uma ótima sensação de conforto. Por isso separamos algumas dicas para você não errar na hora de escolher os tapetes para sua casa.

 

Ficar atendo ao clima é uma boa dica. Durante o outono e inverno é interessante optar por tapetes mais fofinhos e felpudos, com cores quentes como tons terrosos e variações de vermelho. Já na primavera e verão, tapetes mais finos são muito mais confortáveis e deixam o ambiente mais arejado. Prefira modelos feitos em sisal, palha ou juta e texturas mais lisas.

 

As medidas do ambiente são extremamente importantes se você quiser usar o tapete para demarcar espaço. No quarto do casal, o ideal é que o tapete cubra toda a área da cama e dos criados mudos. Já nos quartos de solteiro, você pode usar um modelo inteiro também ou somente uma passadeira ao lado da cama.

 

Na sala de estar evite tapetes pequenos, pois eles tendem a diminuir visualmente a área. O ideal é cobrir todo o espaço do sofá e televisão.

 

Nos corredores coloque passadeiras com tamanho suficiente para cobrir toda a área de passagem.

 

Nos banheiros você pode usar aquele tradicional conjunto com peças individuais para box, vaso sanitário e pia, ou um modelo grande para cobrir toda a área livre.

 

Na sala de jantar escolha um tapete que cubra toda a área da mesa e cadeiras, e que preferencialmente tenha uma sobra de 30cm dos pés das cadeiras, assim quando você arrastar as cadeiras para sentar elas não vão enroscar nas pontas do tapete.

 

Na cozinha prefira peças individuais na frente da pia, fogão e geladeira. Afinal, nesse ambiente sempre há muita circulação e sujeira, então a principal função do tapete é proteger o piso.

 

Lembre-se também da praticidade e segurança. Em áreas da casa que sujam mais facilmente use tapetes de cor escura. E se você mora com uma pessoa idosa, use sempre tapetes finos, com texturas lisas e se possível antiderrapante para evitar acidentes.