Cozinhar é uma tarefa prazerosa, mas cozinhar todos os dias pode ser desgastante. Sem falar, que chega uma hora em que as ideias somem, e a gente não sabe mais o que preparar, não é mesmo?

 

Por isso separamos pra vocês 5 dicas de como organizar o cardápio da semana, e deixar marmitas prontas, para diminuir a correria do dia-dia.

 

Se você trabalha fora, e leva marmita todos os dias, o ideal é deixar tudo pronto no final de semana.

 

1- Prepare o seu cardápio semanal: antes de começar a cozinhar, defina qual será seu cardápio da semana. Procure variar nas receitas, caso contrário você pode acabar se cansando de comer mais de uma vez a mesma coisa. Você pode montar  uma planilha, ou anotar num papel mesmo. Faça como for melhor pra você.😉

 

2- É hora de ir ao mercado: agora que você já sabe o que vai preparar, é hora de montar a lista e ir às compras. Tente aproveitar as promoções, e claro faça o possível para usar ingredientes que você ainda tem na despensa, e evitar o desperdício.

 

3- Chegou a hora de cozinhar: organize sua cozinha e deixe tudo limpo para facilitar o trabalho. Comece picando temperos, e preparando os alimentos que demoram mais para ficarem prontos. Já separe os potinhos que você vai usar para guardar as marmitas, e se possível, vá lavando a louça em poucos intervalos, assim você evita bagunça.

 

4- Tem salada também: geralmente o preparo das saladas fica por último. Lave bem as folhas e vá colocando tudo em potinhos separados, conforme a quantidade de marmitas que você está preparando para cada dia.

 

5- Montagem: agora já está tudo pronto, é só separar e colocar nos potinhos. Distribua os recipientes vazios em cima da bancada, e vá colocando a comida. Tome cuidado para não encher demais nenhum pote, e acabar ficando com muita comida num dia e pouca no outro. Você pode colocar tudo na geladeira, ou no freezer, dependendo a quantidade de comida que você preparou.

 

Gostou das dicas? A gente espera que elas facilitem o seu dia-a-dia!